Área do Associado
Artigos
____
Boas práticas de manejo melhoram a produção de bezerros leiteiros
Boas práticas de manejo melhoram a produção de bezerros leiteiros

 

Durante muito tempo a questão do bem-estar dos animais de produção ficou relegada a um segundo plano, mas esta não é mais a realidade nos dias de hoje, havendo grande pressão da sociedade para que os animais sejam tratados com mais cuidado e respeito. Além disso, há resultados de pesquisas mostrando que ao melhorar as nossas relações com animais de produção obtemos também melhoria na produtividade.

Em sistemas de crias de bovinos leiteiros, por exemplo, existem vários tipos de criação, sendo que na maioria deles os bezerros são apartados nos primeiros dias de vida, e toda a responsabilidade da criação passa a ser dos tratadores. Quando o tratador conhece os animais sob seus cuidados, fica mais fácil suprir suas necessidades. Com esta perspectiva, o Grupo ETCO vem desenvolvendo estudos sobre os efeitos da adoção das boas práticas de manejo no bem-estar de bezerros leiteiros na Fazenda Santa Luzia (Passos-MG). Neste estudo foram avaliados os efeitos de um conjunto de práticas, envolvendo: o aleitamento em baldes com bicos, a escovação diária dos bezerros e a eliminação de ações agressivas durante as rotinas de manejo, como ilustrado nas figuras abaixo.

Os resultados foram estimulantes! Houve melhor ingestão do leite nos primeiros dias de vida, os bezerros se mostraram mais vigorosos, pesados e mais fáceis de manejar no momento do desmame. Além disso, o maior contato com os bezerros no momento da escovação trouxe, além do estímulo tátil positivo, a oportunidade para tratadores realizarem diagnósticos precoces de infestação de carrapatos, miíases, problemas com umbigo, diarréia e pneumonia.

Com base na experiência vivida na Fazenda Santa Luzia foi identificado também que a adoção das boas práticas de manejo contribuiu para mudanças das atitudes dos tratadores, que passaram a ter maior cuidado e senso de responsabilidade no trato com os bezerros. Esta mudança é muito importante para que as boas práticas passem fazer parte das rotinas de manejo nas fazendas leiteiras.

Por Lívia Carolina Magalhães Silva - Doutoranda e Mateus José R. Paranhos da Costa - Docente, ambos do Grupo ETCO do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias ? Unesp, Jaboticabal/SP

 

Por Lívia Carolina Magalhães Silva - Doutoranda e Mateus José R. Paranhos da Costa - Docente, ambos do Grupo ETCO do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Jaboticabal/SP

Aproleite - Sudoeste de Minas

contato

Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, 4050
Passos / MG
(35)3526-2345
aproleitepassos@gmail.com

a associação

Criada para dar sustentabilidade econômica aos seus associados, a APROLEITE - Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste de Minas, com sede em Passos/MG, chega à marca dos 13 anos de fundação, no dia 29 de novembro de 2016, com conquistas relevantes para os produtores associados.

Leia Mais