• Renato Macota

Aumento da eficiência reprodutiva com uso de vacinas

Atualizado: 8 de abr. de 2019



Sabe-se que doenças infecciosas são responsáveis por cerca de 40 a 50 % das causas de perdas de gestação, porém não podemos esquecer de outros fatores não infecciosos que também interferem na fertilidade das vacas, como fatores nutricionais, stress e intoxicações por plantas tóxicas, micotoxinas e deficiências minerais.

O aborto em bovinos ocorre nos diversos estágios gestacionais e possui diversas causas. As principais causas infecciosas são a brucelose, leptospirose, campilobacteriose, complexo herpes vírus, trichomonose e diarréia viral bovina, influenciando em diferentes períodos da gestação

Segue uma tabela correlacionando agentes responsáveis por desordens reprodutivas com o momento da gestação que ocorrem essas desordens




Para um retorno financeiro satisfatório em empreendimentos pecuários de cria, é fundamental que se alcance uma eficiência reprodutiva elevada, desde a concepção até o nascimento dos bezerros. E um dos principais problemas a serem eliminados são perdas reprodutivas causadas por agentes infecciosos.

Programas de vacinação são as principais ferramentas para o controle de enfermidades reprodutivas, pois reduzem significativamente o desafio e a incidência da doença, além de minimizar os sintomas e reduzir o curso da enfermidade num possível surto. O controle de infecções baseia-se na vacinação e em medidas de prevenção para impedir a entrada de animais infectados em rebanhos livres.

Pensando no compromisso de aumento de produtividade da pecuária brasileira, a AGENER TECNOPEC disponibiliza para o produtor mais uma ferramenta na sua completa linha de produtos, a linha de vacinas PROVIDEAN. O primeiro lançamento é a PROVIDEAN REPRO 12, uma completa vacina reprodutiva, com 12 antígenos, que protege contra os principais agentes responsáveis por redução da eficiência reprodutiva nas fazendas. Essa nova ferramenta é eficiente na proteção contra IBR, BVD, Leptospirose, Histophilus e Campylobacter. Associado aos agentes, a PROVIDEAN REPRO 12 contém um moderno adjuvante (PILATUS®) com elevada potência e segurança para os animais, proporcionando maior proteção e segurança na manutenção de gestações.

Além de sua elevada eficiência e segurança na proteção contra problemas reprodutivos, o produto apresenta outras vantagens descritas abaixo:




É importante salientar que um programa sanitário deve ser montado de acordo com o manejo e necessidades da fazenda, é de fundamental importância para maior eficiência da vacinação. Abaixo segue uma sugestão de programa de proteção contra as principais doenças reprodutivas. O primeiro é para animais que nunca foram vacinados anteriormente contra essas doenças e o seguinte para animais já vacinados previamente.





87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo